PESQUISA
Síntese Orgânica
Organometálicos
Química Medicinal
Somos um grupo interessado em explorar a síntese orgânica, desenvolvendo metodologias, aprimorando os processos para torná-los mais eficientes, econômicos e ambientalmente mais interessantes. Neste caminho, temos um interesse especial em empregar a catálise nas reações orgânicas, além de estudar novas fontes de energia como as micro-ondas e o ultrrassom.
Empregamos a síntese orgânica para preparar moléculas com potenciais aplicações em química medicinal, na química organometálica e na química de materiais.
No que diz respeito aos organometálicos, buscamos contribuir com o desenvolvimento da química dos organoboros, principalmente os ácidos borônicos e seus derivados. Os ácidos borônicos e seus derivados encontram aplicações como sensores químicos, como ligantes na cromatografia por afinidade ao boronato ou na eletroforese por afinidade ao boronato, na terapia de captura de nêutrons pelo boro. Recentemente, a química medicinal do boro tem despertado muito interesse. Nosso grupo trabalha por desenvolver esse potencial dos organoboros.
Também estamos muito interessados nos processos catalíticos para formação de ligações C-C nos quais estão envolvidas espécies organometálicas de paládio.
A química medicinal é uma das áreas centrais nas quais a síntese orgânica pode ser aplicada. Consiste no planejamento, síntese e avaliação das moléculas preparadas a fim de obter compostos bioativos sobre os quais otimizações podem ser feitas para obter fármacos para alvos específicos. Em nosso grupo de pesquisa, estamos envolvidos na preparação, através síntese orgânica, de moléculas a serem avaliadas para câncer, inflamação, tuberculose e doenças negligenciadas. Nosso trabalho é desenvolvido em colaboração com outros grupos de pesquisa que nos apoiam com estudos de modelagem molecular e ensaios in vitro e in vivo para os alvos biológicos de interesse.